No começo do século XIX, em plena fase de emigração, um Realense andou pelas terras longínquas do Brasil. Trata-se de Domingos José da Costa Gomes, Pai de dez (10) filhos que faleceram todos solteiros. Um deles, Manuel Vieira Gomes veio a destacar-se pela bondade e sentido de solidariedade com esta freguesia, deixando todos os seus bens a sua irmã Maria das Dores Vieira Gomes com um grande desejo que era o de criar dentro de sua casa um Asilo para recolher 30 inválidos do trabalho desta freguesia e dos dois sexos, conforme doação deixada por Maria das Dores Vieira Gomes, datada de 21 de Agosto de 1916.

Uma Benemerita doação

Para alem de vários bens e cerca de 240.000$00, deixados para muitas missas, amigos, parentes, criados, Junta de Freguesia de Panóias, Junta de Freguesia de Real e a muitas Instituições de Braga, deixou também a esta freguesia o seguinte:

Deixou os bens e valores em seguida mencionados, para a Fundação e estabelecimento de um Asilo em S. Jeronimo de Real, destinado a recolher 30 inválidos do trabalho desta freguesia e dos dois sexos.

Casa de habitação que possuía nesta freguesia, casa esta que seria modificada e adaptada nas devidas condições e para o fim a que se destinada (Asilo).

O quintal com jardim, que fica anexo à mesma casa de habitação.

Uma propriedade denominada Cachadinha com abundante agua, propriedade esta ligada à anterior metendo-se por permeio um caminho publico.

Uma propriedade chamada de S. Francisco com casa para caseiro.

Todas estas propriedades davam de rendimento sendo esta verbas para a manutenção do referido Asilo.

Deixou mais 150.000$00 nominais em inscrições da Junta de Crédito Publico, para que o rendimento desse para suportar as despesas e manutenção do mesmo Asilo.

Estes bens foram deixados, sendo da vontade de Maria das Dores Vieira Gomes e seu irmão Manuel Vieira Gomes onde este se tinha manifestado a mais que uma pessoa a Fundação do Asilo em que o nome seria Asilo de caridade para inválidos do trabalho de S. Jerónimo de Real, fundado pela família Vieira Gomes.

O povo agradece

Em 14 de Outubro de 1956 prestou-se a merecida homenagem na data do 40º aniversario da morte de Maria das Dores Vieira Gomes, onde se inaugurou um monumento a perpetuar a grande bondade e solidariedade de Manuel Vieira Gomes, erguendo-lhes busto em bronze meio corpo, e esculpido pelo professor Zeferino Couto, e pago através de uma recolha de fundos.

O modelo que serviu para fundir este busto, ainda se encontra dentro desta Instituição.





Tempos de Liberdade
Após os anos que antecederam o dia da Liberdade 25 de Abril 1974, muita coisa se passou, verificando-se um grande abandono de uma forma geral, até que a partir de 1974/1975, um punhado de Realenses deitou mãos à obra começando por chamar a si a tutela de todo o património da Fundação e após todo esse trabalho começou-se por se fazer duas grandes obras sendo a primeira, a construção do Ringue onde toda a população de Real participou de uma forma que até dava gosto trabalhar, a segunda foi a colocação de um telhado novo no edifício da frente.

Entre 1974 e 1975 formou-se uma Comissão Administrativa composta por varias pessoas dos dois sexos.

Em 11 de Agosto de 1975 tomou posse a primeira Comissão Instaladora da Fundação Vieira Gomes conforme a 1ª  acta desta Comissão e que abaixo é descrita.

Ao onze de Agosto de mil, novecentos e setenta e cinco, no Asilo Vieira Gomes, com a presença dos elementos que compõem a Comissão Instaladora de Fundação Vieira Gomes, reuniram-se com o fim que vai expresso nesta acta; transferência de verbas depositadas para a nova Comissão, em conformidade com a autorização dada pelo Exmo. Senhor Governador Civil de Braga, verba essa que se destina à recuperação do telhado do edifício. Esta autorização, foi confirmada por dois telefonemas aos Ministérios competentes pelo dito Exmo. Governador Civil, na presença da Comissão Administrativa junto da Junta de Freguesia de Real, Comissão de Moradores, Comissão Administrativa do Asilo Vieira Gomes e Comissão Instaladora da respectiva Fundação. A reunião que deu motivo a estas decisões foi realizada no Governo Civil de Braga, no dia dezoito de Julho de mil novecentos e setenta e cinco.

Para mais rapidamente entrar em actividade após a posse, reuniram-se no dia vinte e cinco de Julho de mil novecentos e setenta e cinco, os elementos propostos para a Comissão Instaladora, que distribuíram entre si os diversos cargos, a saber:

  • Presidente – José do Nascimento Rodrigues Pereira Pontes
  • Tesoureiro – José Correia Calhatro
  • Secretario – José de Barros Pereira Milhão
  • Vogal – João Joaquim Lopes Correia
  • Vogal – Manuel Salgueiro Rodrigues
  • Vogal – Francisco de Abreu Gomes
  • Vogal – Jeronimo Soares.

    Oportunamente procederão à apreciação de contas e inventário da Comissão cessante. E para constar se lavrou a presente acta, que por mim secretario a redigi e assinei.
  • Seguiram-se as assinaturas de todos os elementos da Comissão Instaladora e dos elementos da direcção (antiga) como, Padre Manuel Fernandes, António Francisco Porto Maia e José da Silva Pontes.

    Com o decorrer dos tempos (curtos) foram-se fazendo novos melhoramentos e novas obra.

    Segundos Estatutos
    Mudança de Asilo Vieira Gomes para Fundação Vieira Gomes

    A mudança de Asilo Vieira Gomes para Fundação Vieira Gomes, foi feita com a elaboração dos novos estatutos, os quais foram feitos e aprovados por despacho no Diário da Republica III Série  - numero 133 de 12 de Julho de 1978.

    Leitura do Artigo 1º dos novos estatutos

    Artigo 1º. - O "O Asilo Vieira Gomes", com sede em S. Jerónimo de Real Braga, com estatutos aprovados por alvará do Governo Civil de Braga, de 28 de Agosto de 1928, pessoal colectiva de utilidade pública administrativa criada em cumprimento da disposição testamentária de D. Maria das Dores Vieira Gomes, passa a denominar-se "Fundação Vieira Gomes"  Centro de Bem Estar Social de S. Jerónimo de Real” e a reger-se pelos presentes estatutos.

    Novos Rumos

    Na década de 80, aconteceram mais coisas interessantes tais como:

    • Registo no livro das Fundações de Solidariedade Social em que em 10 de Novembro de 1982 se procedeu ao seu registo provisório, conforme oficio BR-BR-01/E DSTAIP/RC de 29 de Novembro de 1982.
    • Em 1983 abertura de três salas para o Jardim-de-infância
    • Em 1985 reconstrução do edifício das traseiras para que o Jardim-de-infância tivesse instalações condignas.
    • Em 1991 abertura de uma nova valência, sendo o ATL (Actividades em tempos livre).
    • Em 1993 todo o espaço que envolve o Ringue foi remodelado, tendo-se com a ajuda da Junta de Freguesia construído os novos balneários e posto um novo piso no Ringue.
    • De 1997 até Agosto de 2001 reconstrui-se todo o edifício da frente desde a sua demolição deixando só as paredes exteriores, tendo sido acabado só o primeiro andar.

    De Setembro de 2001 até Setembro de 2004 as obras continuaram, tais como:

    • Construção de uma nova arrecadação, no lugar que se encontrava já só com paredes velhas da capela.
    • Abertura de mais uma sala para os três anos do Jardim-de-infância.
    • Construção de dois novos parques de recreio para o Jardim-de-infância e ATL
    • Manutenção geral dentro e exterior dos dois edifícios.
    • Limpeza e remodelação de todo o terreno da Fundação, passando por limpeza, horta, jardim, espaço para as crianças mexer no seu canteiro, todo o arranjo no antigo depósito da agua e tanques e limpeza e remodelação do poço, aproveitando a agua que ainda tem para a rega de todo o terreno.
    • Vedação com rede de todo o Ringue com a ajuda de Junta de Freguesia.
    • Acabamento do piso onde se encontrava antigamente a sede do Realense para dar lugar ao Centro de Convívio para Idosos/Reformados, com a participação da Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Braga e Fundação Vieira Gomes.
    • Remodelação total da antiga secretaria para os mesmos fins que são os da Direcção/Secretaria.
    • Informatizar todos os serviços da Instituição.
    • Acabamento do 2º andar com três salas para apoio ao ATL em que uma das salas serve para trabalhos diversos.
    • Abertura de mais uma sala para os quatro anos e aumento das salas do ATL.
    • Informatizar o Jardim-de-infância e ATL.
    • Em 24 de Setembro de 2004 obteve-se for fim o Registo definitivo desta instituição no livro das Fundações.
    • Por fim e com a ajuda da Segurança Social (15000€), adquirir duas carrinhas de nove lugares cada, afim de dar apoio aos serviços gerais e transporte de crianças.
    • Nos inícios de 2005 começou-se a pensar na construção de três salões, tratando de todo o processo para pedir subsídio ao abrigo do Fundo de Socorro Social:
      • Salão do rés-do-chão para actividades extras ou auditório (pequeno)
      • Salão do 1º andar é para o segundo refeitório (ATL)
      • Salão do 2º andar será para mais actividades assim como Educação Física.
      • Construção da escada de emergência nas traseiras do edifício.
      • Instalação de um elevador hidráulico no edifício do ATL.
    • A 15 de Setembro de 2005 iniciou-se o funcionamento de Gabinete de Mediação Familiar e de Conflitos.
    • Em Novembro de 2005:
      • Acabou-se o salão do meio onde funciona o segundo refeitório,servindo jápara o almoço (Natal) para os Idosos e reformados desta Freguesia.
      • Acabou-se o salão do 2º andar onde já funciona a Educação Física gratuita para todas as crianças.
    • Em Janeiro de 2006
      • Acabou-se o salão do rés-do-chão onde já se efectuou a abertura formal do Gabinete de Mediação Familiar e conflitos, no dia 07, com a presença das diversas Instituições Publicas do Distrito de Braga entre as quais salientamos as seguintes:

                                              Governo Civil de Braga
                                              Câmara Municipal de Braga
                                              Centro Regional da Segurança Social
                                              DREN – CAE de Braga

    Para todo este investimento contamos com a ajuda da Segurança Social, contemplando-nos em Março com um Subsidio de 50 mil €.

    • Neste Investimento também está incluído:
      • A construção de uma escada em ferro para saída de emergência nas traseiras da Fundação ligando os dois edifícios, acabada em Março de 2006
      • Colocação de um elevador no 1º Edifício onde se situa o ATL, já começado e previsivelmente acabado até 18 de Maio de 2006.
      • Instalação de um novo parque infantil no jardim da Fundação.

    Hoje somos uma das IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) que presa pela segurança, quer no interior quer no exterior e que fornece a todas as crianças refeições (pequeno almoço, almoço e lanche), conforto, segurança e boas condições quer de instalações e equipamento para uma boa aprendizagem de todas as crianças.


    O Presidente

    José de Barros Pereira Milhão